sábado, 25 de junho de 2011

O escolhido

Silvio era extremamente religioso, mas isso não significa que ele não fosse um pecador, era, talvez, mais pecador que um ateu, do mesmo modo que era pecador, também era bondoso com todos. De dia era um santo, de noite um demônio, constantemente rezava e pecava, todos os dias ia para a igreja, fazia caridade e praticava o mal. No seu ombro esquerdo estava o Diabo, no direito Deus.
     Em um sábado, a meia-noite, recebeu uma visita e ao abrir a porta  deparou-se  com um homem velho, cabelos ruivos e de terno.
     – Olá – falou o homem.
     – Quem é você? – perguntou Silvio.
     – Se permitir que eu entre...  
     – Só depois que me falar quem você é.
     – Pode chamar-me de Javé.
     Ele estendeu a mão.
     – Javé? – Silvio apertou sua mão.
     – Este é o meu nome. Agora posso entrar?
     Apesar da desconfiança Silvio permitiu que ele entrasse,e ao entrar puxou uma cadeira e sentou.
     – O que o senhor quer?
     – Sente-se e falar-te-ei o que queres – Silvio já ia sentar, mas antes disso o homem pediu: – Você por algum acaso teria Café para servir-me?
     – Não, ainda tenho que preparar.
     – Prepare então.
     Silvio foi até a cozinha e preparou um café, não sabia por que fez aquilo para um estranho que nunca viu, mas havia uma força, uma parte de sua mente que o dizia para fazer aquilo.
     – Está feito o café – ele ofereceu a xícara ao velho, este segurou-a com as duas mãos.
     – Ah! Obrigado – bebeu um gole – está ótimo. Você não quer?
     – Não! Quero apenas que me diga o que quer de mim.
     – Eu sou... É... Como poderia dizer?
     – Desembucha logo!
     – Eu sou Deus.
     Silvio arqueou as sobrancelhas.
     – Isso é algum tipo de brincadeira?
     – Não.
     – Então prove que você é... Deus.
     – Tu não tens fé, meu rapaz?
     – Tenho. Mas hoje em dia não podemos acreditar em tudo.
     – Permitir-me-ia fazer chover?
     – Mas é claro. Se você conseguir.
     O homem se levantou, olhou em volta e ergueu a mão.
     – Choverá em três, dois, um – de repente uma chuva torrencial caiu sobre a cidade.
     – Isso pode ser pura e simplesmente coincidência.
     – Tu ainda duvidas?
     – Duvido.
     Deus puxou um celular do bolso.
     – Traga Maria Ângela Borges Montenegro Machado.
     – Maria Ângela Borges Montenegro Machado? É o nome da minha mãe... – ao lado do rapaz surgiu a imagem de uma jovem mulher – Mãe!?
     – Duvidas ainda?
     – Não, não. Isso só pode ser um sonho – ele esfregou os olhos.
     – Não filho, sou eu mesma me abrace – a moça estendeu os braços. Ele teve dúvida, mas seu coração falou mais alto, e ele abraçou-a. Ficaram abraçados durante alguns minutos, depois a mulher desapareceu e Silvio ficou com um sorriso no rosto, enquanto lágrimas  escorriam-lhe o rosto.
     – E agora, acreditas em minha palavra?
     – Então quer dizer que você é...
     – Deus. Isto mesmo.
     – Como assim?
     – Passearemos pela cidade e então conto tudo.
     Silvio saiu junto do velho e foram à rua onde caminharam lado a lado.
     – Afinal, o que você quer comigo?
     – Estou morrendo, preciso de um herdeiro.
     – Morrendo, como assim? Deus não é imortal?
     – Sim, o verdadeiro Deus é imortal, e até os dias atuais ainda vive. Mas houve uma época que o mundo estava em caos. As pessoas não sabiam o significado da vida e não sabiam o que era ser feliz, havia apenas um único homem que era feliz, sabia viver. Com isso, Deus, percebeu que o modo com o qual governava o “bosque dos homens”, talvez fosse o problema, por isso ele convidou aquele homem a ser o governador do “bosque dos homens”, pois pensava que somente o homem entenderia os homens. E até hoje essa tradição continua: o homem é quem tem poder sobre a terra, e o “todo-poderoso” quem governa o céu, ou melhor, o paraíso.
     – Me desculpe, mas não posso aceitar algo assim.
     – Você tem aceitar.
     – E por que o senhor escolheu justamente eu?
     – Pois, apesar de todos os pecados que cometeste, para mim tu é a pessoa que melhor entende a alma, o coração e a mente humana.
     – Eu?
     – Sim, você.
     Silvio já ia se armando para falar algo, mas encolheu e calou-se. Quem era ele para contrariar a palavra de Deus?
     – E então aceita minha proposta? – ele estendeu a mão.
     – Eu não sei, ainda estou muito confuso, me dê uma semana para pensar então eu darei a resposta.Certo?
     – Mas é claro.
     Eles seguiram direções opostas.
     No mesmo instante em que chegou no seu apartamento e abriu a porta, viu uma enorme figura a sua frente vermelho, da testa nasciam chifres os quais alcançavam o teto. Na altura do peito esquerdo, onde deveria estar o coração havia apenas um buraco escuro e vazio, atrás de si, seu rabo balançava.
     – O que é isso? – gritou Silvio pulando um passo para trás,






 então a figura vermelha olhou para trás e ao seu redor – Você – Silvio apontou em sua direção – você, quem é você?
     – Eu? Ora, sou o Diabo.
     – Não, isso só pode ser um sonho, eu devo estar bêbado – cobriu os olhos com a mão – Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um.
     – Ainda continuo aqui. Eu sou real.
     – E o que você quer?
     – É que cada vez mais aquele desgraçado, que eu sequer ouso falar o nome, está cada vez mais forte e eu cada vez mais fraco, por isso preciso de um...
     – Herdeiro – interrompeu Silvio.
     – Isso. Como você sabia?
     – Foi só um palpite – deu um sorriso amarelo – Você quer que eu seja o Diabo?
     – Mas ser o Diabo não é tão ruim assim. O inferno não é como as pessoas falam. Lá é bem parecido com o mundo hoje em dia.
     – Mas por quê eu que fui o escolhido?
     – Porque eu o escolhi.
     – Mas qual foi o motivo?
     – Você é o maior pecador que existe, e você mais do que ninguém sabe como é que é o homem, e isso pode ajudar na arte de torturar.
     – Mas eu rezo bastante e vivo fazendo caridade.
     – Melhor ainda, isso quer dizer que você sabe lhe dar com o “cara lá de cima”. E aí?
     – Eu não sei muito bem...
     – É melhor você me dar logo essa resposta.     
     – Pode deixar... Eu te dou a resposta em uma semana.
     – Ok. Daqui a uma semana eu volto.
     Aquela imagem desapareceu no ar diante dos olhos de Silvio que ficou em estado de choque pensando o que ele faria. Mas logo o Diabo voltou e falou:
     – Pense direito meu rapaz – ele aproximou o rabo pontiagudo da teta de Silvio e ameaçou enforcá-lo, mas logo desapareceu.
     Durante uma seis dias, Silvio andava pelos cantos pensando no que faria, de que lado ele ficaria. Se escolhesse Deus, teria muito trabalho para dar conta do mundo, das pessoas, dos animais, dos pedidos e etc. Mas por outro lado se escolhesse o Diabo, não teria tanto trabalho quanto Deus, apenas teria que mandar nos outros e torturar almas, mas teria que ser malvado, coisa que ele não era. No inferno devia ser muito quente, coisa que ele odiava, bom mesmo era o friozinho, e lá no céu deveria ser bem frio.
     É claro! Por que não pensou nisso antes? Ele teve a idéia de esperar até o encontro entre Deus e o Diabo, afinal marcou no mesmo dia com os dois. E o vencedor da luta seria o mais forte e esse seria o lado de que Silvio ficaria, o mais forte.
     Logo chegou o dia, havia se passado uma semana e Deus e Diabo estavam cara a cara permaneceram trocando olhares durante quase duas horas, enquanto Silvio apenas assistia o confronto. O senhor se sentou.
     – Então é isso? Você vai ficar aí sentado?
     Javé ficou em silêncio e fechou os olhos. O Diabo se afastou e chutou a figura sentada que demonstrou um certa dor. Ele levantou a mão e deu um soco na cabeça de Deus que caiu estirado no chão e ficou imóvel, mas mesmo com isso o ele não cessou e continuou a dar socos e pontapés em Deus que permanecia imóvel no chão. Após muito chutar ele parou.
     – Você agora é meu – disse o vencedor da luta apontando para Silvio. Mas antes que Silvio fosse para o Diabo, Deus levantou-se agarrou o pescoço do Diabo e ficou olhando nos seus olhos. Ele tentou resistir, não conseguiu, desistiu e pediu penitência. Javé soltou o seu pescoço, arrancou sua cauda e enfiou a ponta da cauda no peito do Diabo que desapareceu.
     – Me dê a mão – ele estendeu a mão a Silvio que a segurou e se levantou.
     – Então agora eu sou Deus.
     – Isso.
     – E o diabo morreu mesmo?
     – Não, ele ainda não morreu, vai morrer se não conseguir ninguém pra suceder-lhe o lugar.
     – É isso que você quer, que o Diabo morra e que não encontre um sucessor?
     – Não, afinal de contas se ele morrer e não encontrar um sucessor ninguém irá cuidar das almas malignas, e elas vagaram na terra assombrando a todos e você terá mais trabalho.
     – Eu? Puxa, quase me esqueci que agora sou Deus.
     Silvio subiu aos céus e lá se transformou em luz e passou a reinar sobre a terra e o céu. E sempre brigava com o Diabo pela terra, e por causa dessas brigas eles agitavam os mares e causavam temores. Eles brigaram durante toda a eternidade.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique: